LIED


Laboratório de Informática Educativa (LIED) 

     O nosso Laboratório de Informática Educativa (LIED) conta com computadores modernos, com acesso à internet e sala climatizada.
     As aulas para o primeiro segmento do Ensino Fundamental (manhã e tarde) são ministradas pela professora orientadora tecnológica Paula dos Santos, com o auxílio das monitoras Queli (manhã e tarde) e Renata (tarde e noite). Já as aulas para a  modalidade Educação de Jovens e Adultos (EJA) são ministradas pela professora Luciane, com auxílio da monitora Renata (tarde e noite).
     As aulas proporcionadas no LIED são dinâmicas e promovem a conexão de saberes.
"Se quisermos ser contemporâneos do futuro, construtores da ciência e participar da reformulação e construção do mundo, teremos que usar a tecnologia com ciência, consciência e criatividade, caso contrário, seremos antepassados de nós mesmos, repassadores de uma estrutura sem vida numa escola morta, voltada para uma ciência do passado."
Bergier e Pawels - O Despertar dos Mágicos
  

LIED EJA




 CULMINÂNCIA DO PROJETO CIRCO (Diurno)

   Como exposto aqui, durante o mês de março trabalhamos o projeto Circo, numa parceria entre o LIED (professora Paula) e o Clube de Leitura (professores Ana Paula e Augusto), sob a orientação dos coordenadores Pedro e Gizelia.
   Os alunos dos Anos Iniciais desfrutaram de momentos incríveis. No dia 26 de março tivemos a culminância do projeto. Pela manhã tivemos a visita do Mágico Kadu (professor Carlos Eduardo) e durante a tarde assistimos ao show do Palhaço Duda (professor Augusto), ambos professores de nossa escola.
   Ao final de cada apresentação, as diretoras Maria Inez e Alessandra David entregaram certificados simbólicos aos professores artistas.


Por Paula dos Santos (OT manhã e tarde)




 PROJETO SÍTIO DO PICAPAU AMARELO 
(ABRIL DE 2013 - Diurno)

  
    O Sítio do Picapau Amarelo constitui obra de grande relevância para a literatura infantil brasileira. Escrita por José Bento Renato Monteiro Lobato, a série saiu dos livros e entrou no cenário televisivo, onde atualmente é divulgada através de desenhos animados.
    No mês em que comemoramos o Dia do Livro Infantil (dia 02 de abril: Dia Internacional do Livro Infantil e Dia 18 de abril: Dia Nacional do Livro Infantil) e o Dia de Monteiro Lobato (18 de abril), as atividades no Laboratório de Informática Educativa estarão voltadas para a temática "Sítio do Picapau Amarelo", objetivando promover a leitura dos clássicos infantis brasileiros de maneira lúdica e prazerosa.
     Como ponto de partida, haverá uma roda de conversa com os alunos a fim de levantar os conhecimentos prévios. A professora abordará a temática, explicando acerca do autor Monteiro Lobato e sua importância para a literatura infantil brasileira.
    Dez personagens foram selecionados para o trabalho com as crianças: Pedrinho, Narizinho, Visconde de Sabugosa, Emília, Rabicó, Dona Benta, Tia Nastácia, Quindim, Cuca e Saci. Esses personagens foram dispostos em slides, para que a professora pudesse detalhar sobre a história e característica de cada um. Além dos personagens, foram separadas imagens de sítios e atividades próprias de moradores de sítios, para que as crianças entendam o cenário idealizado por Monteiro Lobato.
    Dois desenhos animados foram separados para o trabalho com as crianças:
  


    Algumas atividades foram preparadas para o trabalho no JClic. Além dessas atividades, outras foram pesquisadas na internet:

  1) Para construção de tabela com os personagens do Sítio (turmas de 5º ano):

2) Jogo Montar Cenário do Sítio:

3) Apresentação animada online sobre o Sítio:

4) Jogo Separando o Lixo com o Rabicó:

5) Jogo de Lógica com a Emília:

6) Jogo para relacionar frutas e os cestos:

7) Jogo de Aventura: Dona Benta em Apuros:

8) Os sons que os animais da fazenda fazem:

9) Jogo Dominó das Frutas:

10) Cruzadinha com os personagens do Sítio:

11) Jogo do Pomar:

12) Jogo da Memória (com legumes):

13) Jogo das Flores:

14) Jogo do Zangão:

15) Quebra-cabeça do Sítio:

16) Jogo da Memória (personagens do Sítio):



 PROJETO CIRCO (MARÇO DE 2013- Diurno)
  
   Estamos de volta! Desejamos a todos os alunos e professores um bom retorno às atividades. Que o ano letivo de 2013 seja repleto de conquistas e realizações.
   As atividades no Laboratório de Informática Educativa (LIED) durante o mês de março estarão voltadas para temática "Circo".
   Como ponto de partida, haverá uma roda de conversa com os alunos a fim de levantar os conhecimentos prévios.
    Também separamos para a leitura deleite o livro "Canção do Circo", de Paulinho Pedra Azul. Após a leitura, conversaremos sobre a utilização de animais em espetáculos, o sofrimento causado a esses animais em favor do entretenimento humano, além dos prejuízos causados pelo cigarro ao organismo - temática abordada no livro (o livro foi escaneado e será apresentado às crianças através do Impress, enquanto a professorá o lerá em material impresso).


Open publication - Free publishing - More circo

   Separamos alguns vídeos relacionados à temática, sendo três principais para a abordagem em aula.

1) Parte do espetáculo Varekai, do Cirque du Soleil (show de palhaços):

2) Reportagem da Tv Piá em que crianças falam sobre aula de circo:
3) Vídeo curto acerca de atrações de um circo (Cirque du Soleil) - para otimizar o trabalho, integramos os vídeos 2 e 3 no OpenShot:


Outros vídeos:

1) Trecho de filme de Charles Chaplin:



2) Mônica e Cebolinha em: Um dia no Circo:


3) Popeye em: O Circo dos Três Picadeiros:



   Preparamos duas coletâneas de atividades no programa JClic, específicas para 1º ao 3º ano e 4º e 5º anos. Caso haja interesse, deixe seu email e enviaremos os arquivos em zip, prontos para serem utilizados. 

   Algumas atividades da internet foram selecionados para o trabalho com as crianças.
  
   1) Jogo da Forca:

   2) Jogo para colocar coelho na cartola, de acordo com a cor correspondente:

   3) Jogo palhaço malabarista:

   4) Jogo palhaços equilibristas:

   5) Jogo para colorir palhaços online:

   6) Multiplicar xícaras, sacos de pipocas e sorvetes (sistema monetário):



   7) Apresentação sobre a história do circo:

   8) Apresentação profissões do circo:

   9) Jogo Bob Esponja no circo:

   10) Jogo para vestir Dora no circo:




VENCEDORES DO CONCURSO DE DESENHOS "XOTE DAS MENINAS"
   O Laboratório de Informática Educativa (LIED) apresenta os vencedores do concurso de desenhos "Xote das Meninas". 
   Foram selecionados seis desenhos e os alunos vencedores foram: Laryssa (1º ano/tarde), Ariane (2º ano/manhã), Caique (2º ano/tarde), Emily (3º ano/tarde), João (4º ano/tarde) e Emerson (5º ano/manhã). 
    Parabéns aos alunos vencedores!
   Agradecemos a todos os alunos que participaram do concurso e a todos os professores pelo apoio.






PROJETO AMAZÔNIA (SETEMBRO)

         Durante o mês de setembro as atividades no LIED estarão voltadas para a temática “Amazônia”, visto ser o mês em que comemoramos o Dia da Amazônia (5 de setembro). Através de atividades lúdicas nossos alunos conhecerão a maior reserva natural do planeta e sua influência enquanto reguladora do equilíbrio climático global. Além disso, a partir de discussões, os alunos refletirão sobre as consequências das atividades predatórias na Amazônia, compreendendo a importância da sua preservação.


         Alguns vídeos foram selecionados e editados (OpenShot) para o trabalho com os alunos. O primeiro constitui uma apresentação da Amazônia, com uma canção temática.

      
 O segundo vídeo é um desenho animado muito interessante com a "Turma da Pororoca". 

 


Já os demais vídeos constituem desenhos animados da Turma da Mônica voltados para a temática:
                              
 



Uma apresentação em slides sobre a Amazônia está disponível em:

Alguns jogos on-line foram selecionados para o trabalho com os alunos:
1- Animais e suas sombras:

2- Jogo da memória (Animais silvestres - nome e figura ou apenas figuras):


3- Achar o animal a partir da letra inicial ou a partir do nome:

4- Colorir floresta:

5- Caça-palavras (Meio ambiente):

6- Jogo da Memória (Animais em extinção):

7- Jogo da Memória (Frutos medicinais):
http://www.smartkids.com.br/jogos-educativos/jogo-da-memoria-frutos-medicinais.html

8- Montar Cenário (Floresta):
http://www.smartkids.com.br/jogos-educativos/monte-o-seu-cenario-florestas.html 

9- Montar Cenário (Árvores e animais):
http://www.smartkids.com.br/jogos-educativos/arvores-e-animais.html

10- Diego na Floresta:
http://www.meninasjogos.com.br/diego-na-selva/

11- Puzzle Amazônia:
http://www.smartkids.com.br/jogos-educativos/quebra-cabeca-amazonia.html






PROJETO FOLCLORE (AGOSTO)

     O saber popular constituirá ponto de partida para as atividades propostas durante o mês de agosto no LIED. Tal abordagem possibilitará a ampliação do conhecimento, compreensão e análise do folclore brasileiro, bem como a valorização das manifestações culturais populares.

      Neste sentido, a série "Juro que Vi" se mostra de grande valia para o trabalho pedagógico. Logo, foi selecionado o filme "Saci" para os alunos assistirem, já que Saci-Pererê é o personagem mais popular do folclore.


    Foram selecionadas três cantigas, que foram editadas em vídeo (OpenShot) para o trabalho de leitura e escrita (Editor de Textos) proposto a seguir.





Além disso outras atividades foram preparadas pela professora (KolourPaint).





Alguns jogos online também foram selecionados.

Diversos jogos relacionados ao folclore no mesmo site!


PROJETO FESTA JUNINA (JUNHO)

      No mês de junho iniciam as comemorações das Festas Juninas, temática de grande relevância para o ambiente escolar, visto que se constitui numa excelente oportunidade para engajar diversas atividades interdisciplinares e ampliar o universo linguístico, bem como o resgate de brincadeiras, culinária típica e outros. Além disso, acreditamos que a escola tem um papel importante na valorização das tradições, ou seja, da cultura brasileira. 

     Neste sentido, as atividade do LIED, durante o mês de junho, estarão voltadas para a temática "Festa Junina". 

     Alguns vídeos foram selecionados para o trabalho com os alunos.

O primeiro trata do conhecimento inicial da comemoração, visto que muitos alunos ainda não participaram de uma festa junina:

 O segundo vídeo demonstra aos alunos que as festas variam, de acordo com o local de realização. Além disso, traz uma animação de Luiz Gonzaga:

 O terceiro vídeo possibilita ao professor trabalhar as variações linguísticas, bem como a questão preconceituosa relacionada ao "caipira" idealizado nas comemorações (a caracterização dos participantes da festa junina, ou seja, as roupas rasgadas ou remendadas, os penteados, os dentes pintados de preto, etc.). 

  Além dos vídeos, algumas atividades offline foram preparadas a fim de trabalhar a leitura, a escrita e a coordenação motora (Editor de Textos e Kolourpaint):






Algumas atividades online:












 CENTENÁRIO DE LUIZ GONZAGA (MAIO)
      Neste ano letivo as atividades pedagógicas convergem para a temática "Origem do povo mesquitense e Centenário de Luiz Gonzaga". Neste sentido, as atividades no LIED, durante o mês de maio, estarão voltadas para a importância da personagem histórica Luiz Gonzaga.
        O vídeo abaixo será exibido para os alunos (aproximadamente 5min de duração):

     Além do vídeo que trata da biografia de Luiz Gonzaga, a música "Xote das meninas" será trabalhada por todos os professores, em sala de aula. Posteriormente haverá um concurso de desenhos baseados na música. Os melhores desenhos comporão um vídeo animado.

     Algumas atividades, como escrita de nomes de figuras (baseada na música já citada), reconhecimento de instrumentos utilizados para tocar o baião e atividades para colorir no Kolourpaint foram montadas para o trabalho offline no LIED.







     Já para o trabalho online, os alunos poderão conhecer os sons de diferentes instrumentos musicais. Atividade disponibilizada no endereço: http://www.smartkids.com.br/desenhos-animados/instrumentos-musicais.html

      Também poderão jogar jogos da memória:
http://www.smartkids.com.br/jogos-educativos/jogo-da-memoria-instrumentos-musicais.html


http://www.neteducacao.com.br/laboratorio-multimidia/jogos/orquestra-fabulosa


     Além disso, responderão ao questionário e montarão o quebra-cabeça, ambos elaborados pela professora orientadora tecnológica Paula dos Santos: