







Bem-vindos ao Clube de Leitura Mauricio de Sousa!
Nosso Clube conta com duas professoras dinamizadoras: Deise Geraldo (manhã) e Maria Inez de Azevedo (tarde). Os alunos do primeiro segmento do Ensino Fundamental (manhã e tarde) são atendidos regularmente no Clube, onde há contações de histórias e empréstimos de livros.
Não param de chegar livros, sejam por doações ou adquiridos pelo governo.
O espaço do Clube é amplo e agora temos mais uma novidade: O ambiente será climatizado! Tudo para o conforto de alunos e professores.
"É preciso que a leitura seja um ato de amor" (Paulo Freire).
Sinopse - A Bolsa Amarela - Lygia Bojunga
Sinopse - As Tranças de Bintou - Sylviane A. Diouf
As tranças de Bintou é uma
história comovente que permite repensar o Brasil através dos costumes
africanos. "Grande parte da minha pesquisa é dedicada à história e à
cultura do povo africano. Quando me dei conta de quão pouco conhecemos
esses assuntos, senti que deveria partilhar o que aprendi, não somente
com adultos, mas também com os leitores mais jovens que, espera-se,
cresçam mais bem informados que as gerações anteriores."
Sinopse - A casa do meu avô - Ricardo Azevedo
Por meio de versos livre, “A casa do meu avô” é apresentada: “Ah como é doce essa vida/ na casa do meu avô!”. Em seguida, as pessoas e coisas que fazem parte da casa também merecem versos: o jardineiro português, o cão Dengoso, o piano misteriosos, a vovó: onde será que ela está?, o louco tio Nená, a vizinha Isildinha e a fada feiticeira, que é a cozinheira Geralda. Ensina o Disparate, que é um jogo de inventar histórias. As ilustrações do autor são coloridas, em tons suaves e traços simples, ocupando páginas inteiras e duplas. Para crianças com domínio de leitura e para ser lida aos pequenos. (Kazue Matuda Miura apud Bibliografia Brasileira de Literatura Infantil e Juvenil – São Paulo – V.9 – P. 1-278 – 2001 Biblioteca Infanto-Juvenil Monteiro Lobato)Sinopse - A árvore generosa - Shel Silverstein
'A árvore generosa' traz o clássico de 1964 que comoveu gerações com a história do amor entre uma árvore e um menino. A capa - em preto-e-branco em outros livros do autor - aqui é colorida em dois tons de verde, nos dando uma pista do caráter ecológico presente na fábula. A árvore é a amiga amorosa que dá tudo ao menino, suas folhas, seus frutos, sua sombra. O menino também ama a árvore, a grande companheira de todos os dias; sobe em seu tronco, se pendura nos galhos, brinca de esconde-esconde. Até que vai crescendo, se torna adolescente, depois adulto. E, pouco a pouco, deixa a amiga de lado. 'Estou grande demais para brincar', diz o menino, que então precisa de dinheiro para comprar 'muitas coisas'. A árvore fornece suas maçãs, para o jovem vender. Depois seus galhos, para o homem construir sua casa. E a história acompanha o passar do tempo até a velhice do homem - que até o fim, já bem velho e cansado, é chamado de menino pela árvore. Em primeiro plano, uma lição de consciência ecológica - o homem pequeno, mesquinho, frente à generosidade e a força da natureza. No entanto, a dinâmica que vemos entre o menino e a árvore mostra também a passagem do tempo e dos valores que são reavaliados com ela, numa relação de troca sincera e desinteressada - essa que o homem parece desaprender nas exigências da vida adulta.
Sinopse - A casa sonolenta - Audrey Wood
Era uma casa sonolenta, onde todos viviam dormindo. Quem diria que uma simples pulguinha saltitante pudesse acabar com tudo aquilo num só instante!Sinopse - Menina bonita do laço de fita - Ana Maria Machado

O simpático coelhinho faz de tudo para conseguir seu intento: entra numa lata de tinta preta, come jabuticabas até passar mal e toma inúmeras xícaras de café. Tudo em vão!
Entretanto, quando a lindíssima mãe da criança entra em cena, tudo se explica para o curioso animal. Daí para a frente, o coelho segue um caminho natural que o leva a se aproximar cada vez mais de sua admirada criança negra e do seu objetivo de ter os pêlos escurecidos.
Além do caráter lúdico de sua criação, a autora coloca em cena, nesta obra, diversos aspectos muito debatidos nos dias de hoje, como a auto-estima das crianças negras e a fraternidade inter-racial. Razão suficiente para tornar Menina bonita do laço de fita um excelente livro infantil, com alta dosagem de sensibilidade.
Sinopse - Chapeuzinho Amarelo - Chico Buarque
Considerado um clássico da literatura infantil brasileira, este livro, em nova edição, traz o traço premiado de Ziraldo. Chapeuzinho é uma bela menina que sofre de um mal terrível; sente medo do medo. Enfrentando o desconhecido 'o lobo', ela supera medos, inseguranças e descobre a alegria de viver. Com sensibilidade, Chico Buarque, compositor e escritor, constrói um texto em que a linguagem é um grande jogo.Sinopse - O menino do dedo verde - Maurice Druon
É a história de um menino que mora numa cidadezinha chamada Mirapólvora. Sua casa é grande e se chama “a casa-que-brilha”. Ele mora com o Sr. Papai e a Sra. Mamãe. Eles são ricos pois o seu pai possui uma fábrica de canhões. Ele tem um pônei e dorme nas aulas.O pai de Tistu resolve colocá-lo a aprender as coisas vendo-as e vivenciando-as. As aulas que Tistu irá estudar serão com o jardineiro Bigode e com o gerente da fábrica de canhões, o Sr Trovões.
O jardineiro bigode descobre um dom incrível em Tistu, logo na primeira aula. O menino tem o dedo verde! Isto mesmo, o dedo verde! E isto significa que, onde ele colocar o dedo, nascerão flores! Porém as pessoas adultas não iriam entender este dom. Seria melhor guardá-lo em segredo. Assim, Bigode se transforma numa espécie de conselheiro de Tistu.
Com as aulas do Sr Trovões Tistu conhece um pouco do lado triste do mundo: a miséria, a prisão, o hospital. Ele resolve alegrar estes lugares colocando seu dedo em cada um deles, mas, no anonimato. A população ficou espantada, o presídio ficou tão florido que as portas não conseguiam mais fechar. Mas os presos não queriam mais fugir, pois estavam maravilhados!
O lamaçal da Favela foi completamente absorvido pelas flores e estas enfeitaram as casas. Em pouco tempo a favela se tornou atração turística. A menina do hospital, acostumada a contar os buraquinhos do teto para passar o tempo, agora conta botões de rosas, que nascem em torno do seu leito. Tanto a cidade onde Tistu vivia, quanto a vida das pessoas, mudaram completamente.
O bom leitor sabe como utilizar um livro.
Quem lê mais sabe mais. Seja um parceiro e dôe livros!
Projeto:
Professora Dinamizadora: Deise Geraldo Neves
Em virtude do comportamento da maioria de nossos alunos nos espaços
fora da sala de aula, no perímetro escolar, resolvi desenvolver um
projeto que deverá perpassar o restante do ano letivo.
Nosso alvo são nossos educandos, porém o projeto atingirá a todos, professores, alunos e funcionários do ambiente escolar.
A qualidade da relação entre as pessoas poderá contribuir em diversos
níveis. Melhor aproveitamento dos alunos, pois o trabalho em equipe
fluirá melhor, maior desenvolvimento por parte dos funcionários, pois a
continuidade dessas gentilezas promoverão maior parceria e nossos
ganhos serão ainda melhores.
Por: Renata Morgado
EM ABRIL DE 2012...
Em comemoração ao Dia Nacinal do Livro Infantil (18 de abril) e aos 2 anos do Clube de Leitura Mauricio de Sousa (inaugurado em 20 de abril de 2010), a escola recebeu dois convidados de honra: Emília e Visconde de Sabugosa.
Personagens marcantes de Monteiro Lobato, Emília (professora Maria Inez/dinamizadora do Clube de Leitura) e Visconde (professor Augusto/2º ano) proporcionaram às crianças uma tarde bastante animada. Numa roda de conversa direcionada pelos personagens, as crianças ouviram sobre Monteiro Lobato e sua importância na criação da Literatura Infantil Brasileira. Além disso, os alunos também demonstraram seus conhecimentos acerca dos personagens de Monteiro Lobato e as histórias lidas.
Foi um dia inesquecível para as crianças!
Por Paula dos Santos (OT)